sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Conhecendo: Cerveja de Trigo


Weißbier, também chamado de Hefeweizen, Weizenbier ou Hefeweissbier (em português, cerveja de trigo), é um tipo de cerveja feita de malte de trigo, malte de cevada, lúpulo e levedura. Normalmente a Weissbier tem uma graduação alcoólica entre 5 % e 6 %. A bebida é principalmente consumida no sul da Alemanha nos estados da Baviera e Baden-Württemberg, porém também é bastante popular em outras regiões do país, bem como em vários outros países, como na Áustria, na Bélgica e nos E.U.A.. [1].

As variedades de Weißbier diferem no gosto e na cor:
  • Hefeweizen, de cor amarelada-marrom opaca, pois a levedura não é filtrada.
  • Kristallweizen, de cor clara e transparente, leve na degustação.
  • Dunkelweizen ou Hefeweissbier dunkel, cerveja de trigo escura, de gosto mais forte.
  • Weizenstarckbier ou Weizenbock, cerveja tipo bock com uma graduação alcoólica entre 5 % e 12 %.
  • Berliner Weisse (cerveja branca berlinense), com uma graduação alcoólica de c. 2,8 % e de cor amarelada opaca.
As cervejarias mais conhecidas na Alemanha e com uma tradição antiga no fábrico do Weißbier são Paulaner, Erdinger, Schneider Weisse, Franziskaner e Weihenstephan.



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Eisenbahn Weizenbier


A Eisenbahn Weizenbier é uma cerveja de trigo leve e refrescante. Com textura e corpo mais densos, é admirada pela mistura perfeita dos cereais. E como não é filtrada, conserva em cada copo o fermento utilizado no processo de fabricação, ganhando cor e um sabor sem igual.

As Cervejas de Trigo são de alta fermentação e são muito consumidas no sul da Alemanha, onde são produzidas algumas das mais conhecidas marcas do mundo. Para desenvolver a Eisenbahn Weizenbier, nosso Mestre Cervejeiro foi desvendar em Munique os mais antigos segredos do engarrafamento deste tipo de cerveja. O resultado é uma cerveja deliciosamente sem igual.

Eisenbahn Weizenbier

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Delirium Tremens

L'allusion à l'éléphant rose conséquence d'un delirium tremens de la veille, n'est pas un hasard. Les raisons sont multiples, tout d'abord en raison d'une bière possédant un degré d'alcool élevé, et d'autre part afin de responsabiliser le consommateur aux effets parfois dévastateur d'une consommation trop élevée d'alcool. Quoiqu'il en soit cette bière est devenue le classique de la brasserie, appréciée surtout pour ses qualités dégustatives, ainsi que le mystère qui se cache derrière les parois grise de sa bouteille caractéristique. Cette blonde parfaite accentue les qualités d'un houblon exceptionnel ainsi que de différents malts clair. Elle s'offre des pointes aiguës d'amertume, et dévoile au nez un manteau malté étonnant. Sa conclusion se conjugue sur un ton amer et poivré sans aucune touche d'agressivité. Elle représente la bière blonde forte sous sa meilleure apparence. Elle fut sacré championne du monde de bières en 1998.

Delirium Tremens

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Cerveja Norteña

A cerveja Norteña apresenta uma coloração amarelo intenso e traz um aroma discreto de lúpulo e de frutas, além de um fino amargor, suave e pouco persistente. É uma cerveja refrescante e pouco encorpada. Combina com petiscos em geral, frituras, defumados, embutidos e castanhas. Vai bem com as tradicionais parrillas uruguaias e com os churrascos brasileiros.

Fonte: http://www.brejas.com.br/cervejas/uruguai/nortena/

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Cerveja Colorado Appia

Essa é uma cerveja tradicional da escola inglesa, mais conhecida como IPA – India Pale Ale, criada em 1752 para atender ao consumo do exército britânico durante suas longas viagens de guerra. Seu teor alcoólico e seu amargor são mais expressivos e funcionam como conservantes naturais. A cerveja Colorado Indica possui 7% de teor alcoólico. É composta por lúpulo inglês, malte convencional e tostado, o que justifica seu amargor e sua pigmentação mais escura. Seu processo de fabricação dura em média 28 dias. A bebida acompanha muito bem pratos fortes, como mariscos e caças. Seu sabor característico fez com que esse produto Colorado conquistasse três estrelas no guia de cervejas Pocket Beer Book, do inglês Michael Jackson, o maior especialista em bebidas de malte do mundo, também foi aclamada como “Cerveja do Ano” de 2008 pela revista Prazeres da Mesa e recentemente foi citada entre as 10 melhores cervejas especiais encontradas no país, entre nacionais e importadas como a Deus, Chimay, Guinness e outras, pela revista Veja edição de 16/09/09.

Fonte: http://www.cervejariacolorado.com.br/cerveja_appia.php